✂️ Fique por dentro de todas nossas postagens! Siga a gente no Instagram.
✍️ Tem interesse em escrever para a Recortes? Fale com a gente por e-mail ou DM.
📰 NOVIDADES
Após votação dos colaboradores da Sight and Sound, All We Imagine as Light, de Payal Kapadia, foi eleito o primeiro dos cinquenta melhores filmes de 2024.
Os indicados ao Globo de Ouro foram revelados nesta semana. Emilia Perez lidera a corrida com 10 indicações, seguida por O Brutalista, que conquistou 7, e Conclave, com 6. Já Anora e The Substance empataram com 5 indicações cada.
O diretor Walter Salles disputa o prêmio de “Melhor Filme de Língua Não Inglesa” com Ainda Estou Aqui, enquanto Fernanda Torres concorre na categoria de “Melhor Atriz em Filme de Drama”.
A meinha “filme de Luca Guadagnino com trilha sonora de Trent Reznor e Atticus Ross” promete durar bastante. Depois de trabalharem juntos em Até os Ossos, Challengers e Queer, a dupla anunciou nesta semana que pretende fazer as trilhas de After the Hunt e do remake de American Psycho.
Como já é tradição, o querido John Waters revelou seus 10 filmes favoritos do ano em uma lista para a Vulture. Seu Top 3 inclui: Love Lies Bleeding: O Amor Sangra, Queer e O Brutalista.
✍️ ENSAIOS
Against the ‘Aesthetic Turn’ in Cinema:
Uma crítica à persistente indiferença da indústria cinematográfica em relação às questões do mundo real, destacando especialmente o silenciamento de cineastas pró-Palestina.
– por Ian WangPaixões do cineasta amador:
Uma reflexão sobre o impacto de Megalópolis, de Francis Ford Coppola, como um marco cinematográfico, independentemente da recepção crítica ou popular.
– por Filipe FurtadoWays of Listening:
Um relato sobre a experiência no seminário Doc’s Kingdom 2024, um festival de cinema português dedicado ao gênero documental.
– por Clara JostComo eu me enganei... (ma comè filma?!):
Uma análise crítica do filme Como Eu Briguei…, de Arnaud Desplechin.
– por Stéphane Malandrin e Dominique Marchais. Tradução: Miguel Haoni.
🎙️ ENTREVISTAS
Barry Jenkins, Vulture.
James Benning, Othon Cinema.
Payal Kapadia, Sight & Sound.
Richard Linklater, The Guardian.
Tilda Swinton, The New York Times.
Wim Wenders, Letterboxd.
📆 ESTREIAS DA SEMANA
A Redenção – A História Real de Bonhoeffer, de Todd Komarnicki – Drama.
A Última Sessão, de Pan Nalin – Drama.
As Polacas, de João Jardim – Drama.
Marcello Mio, de Christophe Honoré – Comédia.
Quando a Morte Sussurra, de Taweewat Wantha – Terror.
Um Homem Diferente, de Aaron Schimberg – Drama.
Queer, de Luca Guadagnino – Drama.
Obrigado por ler esta edição da Recortes!
Para continuarmos oferecendo nosso conteúdo gratuitamente, sua ajuda é fundamental. Se você aprecia o nosso trabalho, considere tornar-se um assinante ou compartilhar esta newsletter com amigos.