✂️ Fique por dentro de todas nossas postagens! Siga a gente no Instagram.
✍️ Tem interesse em escrever para a Recortes? Fale com a gente por e-mail ou DM.
📰 NOVIDADES
Destaque da Recortes para essa semana: nosso crítico Igor Nolasco teve a oportunidade de assistir Ainda Estou Aqui, filme escolhido para representar o Brasil no Oscar 2025.
A estreia no circuito comercial está marcada para 7 de novembro.
Faleceu na manhã desta quinta-feira (24/10) o cineasta brasileiro Vladimir Carvalho, aos 89 anos.
Começa hoje no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque a mostra "The Ongoing Revolution of Portuguese Cinema", que destaca o cinema político de Portugal que emergiu a partir dos anos 1960, em meio aos últimos anos da ditadura de António Salazar e aos conflitos coloniais.
Em artigo para a New Yorker, Richard Brody explora a trajetória do cinema português, destacando cineastas como Manoel de Oliveira, Pedro Costa e Rita Azevedo Gomes e traçando um paralelo com o neorrealismo italiano, enfatizando como filmes de abordagem realista desafiaram a censura e a repressão política da época.
Circulam rumores de que Nouvelle Vague, o primeiro filme em francês de Richard Linklater, pode integrar a seleção do Festival de Cannes no próximo ano.
O filme reconstruirá os eventos que marcaram o início da Nouvelle Vague no cinema francês, com enfoque especial na produção de Acossado (1959), de Jean-Luc Godard.
Como godardiano, estou apavorado com a bomba que esse filme pode ser. Torçamos que seja melhor que O Formidável (2017).
Para o The Guardian, o escritor Andrew Pulver explora a influência de Franz Kafka no cinema, com cineastas como Orson Welles e Steven Soderbergh, investigando por que o autor alemão continua a fascinar tanto o mundo do cinema.
Faz uns bons meses que toda semana eu recebo uma notícia sobre um novo projeto do Luca Guadagnino (Me Chame Pelo Seu Nome, Challengers). Esperei elas acumularem para trazer a notícia pra vocês. Não se animem! Só dois desses projetos devem sair do papel:
Um remake de Psicopata Americano; uma adaptação de Os Buddenbrook, do autor Thomas Mann; uma adaptação do livro Leading Men, sobre a vida do diretor de teatro Tennessee Williams; uma adaptação do super-herói Sgt. Rock para o Universo Cinematográfico da DC; uma adaptação do livro Separate Rooms, do escritor Pier Vittorio Tondelli; uma adaptação do livro The Shards, de Bret Easton Ellis (o escritor de Psicopata Americano).
Enquanto isso, Queer sequer tem data de estreia no Brasil, as filmagens de After The Hunt terminaram em agosto, e os roteiros da adaptação de O Senhor das Moscas e da sequência de Me Chame Pelo Seu Nome continuam guardados.
🎙️ ENTREVISTAS
Pedro Costa, MoMA.
Sean Baker, Notebook.
Liza Minnelli, Interview.
Bong Joon-ho, Empire.
Guy Maddin, Notebook.
Shiori Ito, Hyperallergic.
Matías Piñeiro, Multiplot.
Miguel Gomes, Notebook.
Roger Deakins, New City Film.
As strippers de Anora, Vulture.
Alfonso Cuarón e Cate Blanchett, Document.
📆 ESTREIAS DA SEMANA
O Vôo do Anjo, de Alberto Araújo. Drama.
Segredos, de Emiliano Ruschel. Suspense.
Caindo na Real, de André Pellenz. Comédia.
Receba!, de Pedro Perazzo e Rodrigo Luna. Policial.
✍️ RECOMENDAÇÃO
A plataforma MUBI disponibilizou o filme Desejo e Obsessão (2001), longa-metragem dirigido pela cineasta francesa Claire Denis.
Sinopse: De passagem por Paris para curtir sua lua de mel, o cientista Shane aproveita a estadia na capital francesa para estudar uma mulher que literalmente devora homens.
Duração: 101 minutos.
Obrigado por ler esta edição da Recortes!
Para continuarmos oferecendo nosso conteúdo gratuitamente, sua ajuda é fundamental. Se você aprecia o nosso trabalho, considere tornar-se um assinante ou compartilhar esta newsletter com amigos.