✂️ Fique por dentro de todas nossas postagens! Siga a gente no Instagram.
✍️ Tem interesse em escrever para a Recortes? Fale com a gente por e-mail ou DM.
📰 NOVIDADES
A crítica Imogen Sara Smith, em artigo para a Current, destacou o papel dominante das roteiristas mulheres na Hollywood dos anos 1930. Apesar de bem remuneradas e altamente influentes nas produções da época, elas, assim como outros roteiristas, tinham pouco controle sobre o corte final de seus trabalhos.
Outubro chegou, mês do Halloween! Alguém montou uma lista de filmes para o Hooptober?
Aproveitando o clima do período, a Variety divulgou sua lista dos ”100 melhores filmes de terror de todos os tempos”, baseada numa votação dos críticos do portal.
O Massacre da Serra Elétrica (1974), de Tobe Hooper, foi escolhido como o melhor filme de terror da história, uma escolha que eu endosso muito confortavelmente.
O crítico Samm Deighan publicou na Current um artigo explorando o surgimento do giallo, subgênero icônico do terror italiano.
Após sua exibição nacional no Festival do Rio, o premiado Baby, de Marcelo Caetano, ganhou data de estreia no circuito comercial: 9 de janeiro de 2025.
O filme fez sua estreia mundial este ano na Semana da Crítica de Cannes, onde Ricardo Teodoro foi premiado como Melhor Ator Revelação.
Segundo a produtora Janine Jackowski, a cineasta Maren Ade, sumida desde o sucesso de Toni Erdmann (2016), está desenvolvendo seu novo projeto. O filme, intitulado Zauberwort (“Palavra Mágica”), deve começar a ser filmado apenas em 2026.
A Sabzian publicou uma coleção de cinco ensaios sobre o cinema do diretor palestino Michel Khleifi.
🎙️ ENTREVISTAS
Beth B, Notebook.
Alain Cavalier, Sabzian.
Shiori Ito, The Guardian.
Greg Jardin, The Film Stage.
Pedro Almodóvar, IndieWire.
David Cronenberg, Deadline.
John McNaughton, Filmmaker.
Francis Ford Coppola, Screenslate.
Apichatpong Weerasethakul, Les Inrockupitibles.
📆 ESTREIAS DA SEMANA
Infestação, de Sébastien Vanicek. Horror.
A Garota da Vez, de Anna Kendrick. Suspense.
Termodielétrico, de Ana Costa Ribeiro. Documentário.
Tudo por um Pop Star 2, de Marco Antonio de Carvalho. Romance.
✍️ RECOMENDAÇÃO
A plataforma Estranhos Encontros disponibilizou o filme Meio Ano-Luz (2021), curta-metragem dirigido por Leonardo Mouramateus.
Sinopse: Um casal investiga as origens de um objeto encontrado na rua no passado; um rapaz retrata em seu caderno os movimentos de uma viela lisboeta e alguns personagens que a cruzam.
Duração: 18 minutos.
Obrigado por ler esta edição da Recortes!
Para continuarmos oferecendo nosso conteúdo gratuitamente, sua ajuda é fundamental. Se você aprecia o nosso trabalho, considere tornar-se um assinante ou compartilhar esta newsletter com amigos.