✂️ Fique por dentro de todas nossas postagens! Siga a gente no Instagram.
✍️ Tem interesse em escrever para a Recortes? Fale com a gente por e-mail ou DM.
📰 NOVIDADES
Faleceu o ator e dublador James Earl Jones. Dentre os maiores atores da história americana, seu primeiro trabalho no cinema aconteceu em 1964, no clássico Dr. Fantástico, de Stanley Kubrick. Ele tinha 93 anos.
Mantendo a tradição recente do Festival de Veneza sob a direção artística de Alberto Barbera1, o Leão de Ouro foi mais uma vez concedido a um filme anglófono: The Room Next Door, primeiro filme em inglês do espanhol Pedro Almodóvar, foi o grande vencedor da mostra.
O Brasil recebeu o troféu de Melhor Roteiro por Ainda Estou Aqui, novo longa-metragem de Walter Sallesque estreia em outubro na Mostra de São Paulo. A data de lançamento para o público geral ainda não foi divulgada.
Outra conquista brasileira foi o prêmio Director's Award na mostra paralela "Giornate Degli Autori". Manas, primeiro longa-metragem de ficção de Marianna Brennand, recebeu o prêmio máximo da competição.
O Festival do Rio revelou os filmes brasileiros que integrarão a seleção oficial da mostra de 2024.
Os destaques vão para Baby, de Marcelo Caetano, selecionado para a 63ª Semana da Crítica de Cannes, Os Enforcados, de Fernando Coimbra, que esteve na seleção do 49º Festival de Toronto, e o supracitado Manas, de Marianna Brennand.
A mostra contará também com a estreia nacional de documentários como A queda do céu, de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, e Apocalipse nos Trópicos, de Petra Costa.
O crítico Filipe Furtado estreou uma coluna mensal no site de cinema português À Pala de Walsh, intitulada “O Vampiro da Cinemateca” em homenagem ao filme-ensaio do crítico e cineasta brasileiro Jairo Ferreira.
Em sua primeira edição, Filipe destaca a influência de Jairo no cinema experimental brasileiro e comenta brevemente o documentário Otelo, o Grande, de Lucas H. Rossi.
Na esfera internacional, o AFI Film Festival anunciou que Juror No. 2, o novo filme de Clint Eastwood, será o longa de encerramento do evento. Há a possibilidade de o filme estrear no Brasil ainda este ano. A trama segue um jurado em um julgamento de assassinato que descobre que pode ter sido o responsável pela morte da vítima e precisa decidir entre manipular o júri ou revelar a verdade.
A Sabzian publicou uma coleção de cinco textos sobre o cinema do tailandês Apichatpong Weerasethakul, incluindo a tradução de um texto escrito pelo diretor e uma conversa inédita com ele.
Coincidentemente, a Caixa Cultural do Rio de Janeiro dará início na próxima terça-feira à Mostra Fantasmas da Terra, uma retrospectiva do cineasta, de 17 a 27 de setembro, com entrada gratuita. Um livro-catálogo será disponibilizado junto à mostra.
🎙️ ENTREVISTAS
Xavier Dolan, I-D.
Zia Anger, Notebook.
Petrus Cariry, Multiplot!.
Werner Herzog, The Guardian.
Woody Allen, Folha de S. Paulo.
Apichatpong Weerasethakul, Sabzian.
📆 ESTREIAS DA SEMANA
Silvio, de Marcelo Antunez. Biografia.
Fantasma, de Martin Duplaquet. Ação.
O Bastardo, de Nikolaj Arcel. Biografia.
Um Silêncio, de Joachim Lafosse. Drama.
Não Fale o Mal, de James Watkins. Terror.
Meu Amigo Pinguim, de David Schurmann. Drama.
Meu Casulo de Drywall, de Caroline Fioratti. Drama.
✍️ RECOMENDAÇÃO
A plataforma Estranhos Encontros disponibilizou o filme A Premonição (2013), curta-metragem roteirizado e dirigido por João Gabriel Paixão e produzido pela Raio Verde Filmes.
Sinopse: Após passar uma noite permeada de sonhos vívidos e atribulados, um homem vai ao escritório trabalhar. Entre a paisagem costeira carioca e os painéis de madeira do gabinete, conta o que viu enquanto sonhava.
Duração: 14 minutos.
Obrigado por ler esta edição da Recortes!
Para continuarmos oferecendo nosso conteúdo gratuitamente, sua ajuda é fundamental. Se você aprecia o nosso trabalho, considere tornar-se um assinante ou compartilhar esta newsletter com amigos.
Desde 2016, apenas 3 filmes não-anglófonos venceram o prêmio:
2016: A Mulher Que se Foi, de Lav Diaz (Filipinas).
2018: Roma, de Alfonso Cuarón (México).
2021: O Acontecimento, de Audrey Diwan (França).