✂️ Fique por dentro de todas nossas postagens! Siga a gente no Instagram.
✍️ Tem interesse em escrever para a Recortes? Fale com a gente por e-mail ou DM.
🗞️ NOVIDADES
A revista digital Film Comment publicou o relato de um ex-presidiário, que compartilhou como o cinema foi essencial para suportar 22 anos de prisão. Segundo Phillip Vance Smith, 'o cinema tinha o poder de desenterrar emoções reprimidas, mesmo quando tentávamos escondê-las, além de nos oferecer uma fuga da dura realidade do encarceramento'.
O crítico Leo Robson publicou um ensaio na New Left Review em que questiona a aparente ausência, ou a falta de debate, sobre uma possível "sétima geração" do cinema chinês. Robson traça um paralelo entre essa possível nova geração e as anteriores — a quinta (Zhang Yimou, Chen Kaige) e a sexta (Jia Zhangke, Lou Ye) — que deixaram uma marca significativa na história do cinema da China.
Saiu o primeiro trailer de Ainda Estou Aqui, novo longa-metragem de Walter Salles, que representa o Brasil na competição oficial do 81º Festival de Veneza.
O filme é baseado no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva, advogada que acabou se tornando ativista política na após o sequestro de seu marido pela ditadura militar brasileira, que o tirou de casa para nunca mais retornar.
A obra foi aplaudida por 10 minutos em sua estreia mundial no último domingo (01/09).
Nesta terça-feira (03/09), a Academia Brasileira de Cinema divulgou a lista dos 12 títulos candidatos a representar o Brasil na busca por uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025.
Entre eles, quatro são dirigidos por mulheres: Cidade; Campo, de Juliana Rojas; Levante, de Lillah Halla; Sem Coração, de Nada Normande e Tião; e Votos, de Ângela Patrícia Reiniger.
📝 ENTREVISTAS
Al Pacino, New Yorker
Guan Hu, The Guardian
Lee Daniels, The Film Stage
Nicolas Winding Refn, Variety
Walter Salles, Folha de S. Paulo
Mark Lee Ping-bing, Metrograph
Lady Gaga e Todd Phillips, Vogue
Jason Schwartzman, The Guardian
Edgar Wright e Martin Scorsese, Sight & Sound
Tom Quinn (Fundador e CEO da Neon), The Hollywood Reporter
📆 ESTREIAS DA SEMANA
Vovó ninja, de Bruno Barreto. Comédia.
Hellboy e o Homem Torto, de Brian Taylor. Ação.
A vingança de Cinderela, de Andy Edwards. Terror.
Kill - O massacre no trem, de Nikhil Nagesh Bhat. Ação.
Black Rio! Black Power!, de Emílio Domingos. Documentário.
Othelo, O Grande, de Lucas H. Rossi dos Santos. Documentário.
Os fantasmas ainda se divertem - Beetlejuice Beetlejuice, de Tim Burton. Comédia.
✍️ RECOMENDAÇÃO
A e-flux disponibilizou Rock My Religion (1984), um filme experimental pelo artista visual americano Dan Graham.
Sinopse: Um apanhado de histórias, músicas, textos e filmes que examina e reconstrói a relação entre as “religiões alternativas” e o rock em seu desenvolvimento e prática.
Duração: 55 minutos.
Obrigado por ler esta edição da Recortes!
Para continuarmos oferecendo nosso conteúdo gratuitamente, sua ajuda é fundamental. Se você aprecia o nosso trabalho, considere tornar-se um assinante ou compartilhar esta newsletter com amigos.