📝 ensaios e entrevistas
usar o stremio realmente faz mal à pirataria?
Assunto polêmico hoje. Vamos por partes?
Para os desfamiliarizados, o Stremio é um serviço de streaming “gratuito” de cinema. A plataforma viralizou recentemente nas redes sociais após ganhar suporte para TVs LG. Se você acessar a página principal do Stremio nesse momento, você irá se deparar com uma série de filmes, todos acessíveis de forma gratuita, que ainda estão passando no circuito comercial (ex.: Rivais). Como isso é possível, você pode se perguntar? Simples, o serviço não hospeda nenhum conteúdo de fato. O Stremio, na verdade, é uma plataforma de streaming que utiliza torrents como sua base.
Existe alguma explicação pra um streaming via torrent ser tão facilmente disponível assim, de forma oficial? Sim, porque rola um contorno legal. O Stremio teoricamente é só um agregador de plataformas de streaming. Quando você faz o login na plataforma, você tem por padrão apenas como se conectar aos seus serviços de streaming “oficiais”: Netflix, HBO Max, Disney Plus, etc. O uso de torrents, no entanto, só é permitido após a implementação de add-ons disponíveis no aplicativo. Eles fornecem a ferramenta, quem comete o crime é o usuário1.
Dito isso, podemos prosseguir para a polêmica em questão: O Stremio é uma praga que enfraquece a infraestrutura de torrents e, por consequência, ajuda os estúdios de cinema no combate à pirataria? Hm… Meio que sim? Explico.
Um torrent funciona da seguinte maneira: numa mesma rede peer-to-peer, várias pessoas baixam (leeching) e retroalimentam (seeding) um mesmo arquivo para outros usuários. Quando alguém termina de baixar um arquivo, o usuário pode deixar seu cliente de torrent ligado para que ele continue a retroalimentar o arquivo para outros. Um torrent sem seeders, no entanto, é um torrent “morto”. É diferente, por exemplo, do que nossas amigas do Acervo do Drive fazem. O computador delas não precisa ficar ligado para distribuir filmes, visto que eles estão armazenados em um “servidor dedicado”, neste caso, o Google Drive.
É aqui que nos aproximamos do problema: Apesar de usufruir de torrents para o download de filmes, o Stremio deleta o filme imediatamente após o encerramento do seu consumo, fechando sua conexão com a dos demais usuários. Defensores do aplicativo dirão que não, o Stremio retroalimenta o arquivo durante a transmissão do filme, e isso é verdade. A questão é que a retroalimentação se encerra a partir do momento que o Player do serviço é encerrado. A própria organização admite a isso no seu portal de Perguntas Frequentes:
Quando você sai do Player, o Stremio fecha todas suas conexões após cerca de 1 minuto de inatividade. Não deve haver nenhum download ou upload depois que o Stremio encerra seu mecanismo de streaming.
Dentro das boas práticas no uso de torrents, o ideal é que você (1) mantenha um arquivo disponível, retroalimentando-o até fornecê-lo para, no mínimo, outros dois usuários, ou (2) deixe-o disponível na rede por volta de duas semanas, validando se ainda existe demanda por ele. Em resumo, apesar do Stremio retroalimentar seu arquivo pelo período de visualização do filme, o sistema nunca vira um fidedigno seeder. Trata-se de uma participação não-ativa. A reposição, mesmo que ocorra, é insuficiente para tornar o ecossistema sustentável. O Stremio torna por enfraquecer a rede de distribuição de arquivos e acaba por centralizar ela na mão de poucos usuários dispostos a fazê-lo, tornando-os alvos mais fáceis de operações antipirataria.
Já parou para pensar por que o Stremio torna tão fácil assistir a blockbusters norte-americanos, mas é praticamente inútil para assistir a filmes menos conhecidos, como os do cinema nacional, que travam tanto? Obras mais populares do circuito comercial sempre estarão disponíveis justamente por serem mais ativamente consumidas, com mais seeders.
O Stremio pode até ser uma plataforma muito conveniente, mas ele repele, sim, a infraestrutura de torrents. Alguns podem argumentar que, supostamente, não há nada a se perder dado que um usuário do Stremio nem estaria baixando torrents em primeiro lugar. Eu vejo pelo lado oposto: a conveniência da plataforma anula o potencial aprendizado na forma como torrents funcionam. Isso acabar por desestimular o surgimento de novos seeders, o que consequentemente desfortalece esse sistema.
Entendo quem o utiliza por não possuir um computador à sua disposição, mas para os que não, honestamente, me parece um descaso com o outro. Para citar um colega, “usar o Stremio é como chegar numa feira de trocas, pegar o que você quer, e ir embora sem dar nada em troca”2. Deseja-se o conforto da conveniência sem o esforço de colaborar com o sistema do qual se usufrui. Quando restarem apenas os trackers privados e o Stremio só fornecer conteúdo popular e de baixa qualidade3, reclamar não vai adiantar de muita coisa.
entrevistas da semana
Ryūsuke Hamaguchi, Film Comment e Extra Extra
Extra:
🤔 o que assistir nesse final de semana?
estranhos encontros (gratuito): Paula Negri
A plataforma Estranhos Encontros disponibilizou o média-metragem Encontro (2016), da diretora Paula Negri.
Sinopse: João vive a solidão de mais um dia de trabalho na videolocadora – até que Ana aparece para alugar um filme.
Disponível até fim de junho.
mubi ($): Man Ray
A MUBI disponibilizou a restauração do filme O Retorno à Razão (1923), um compilado inédito de curtas-metragens surrealistas do cineasta norte-americano Man Ray, artista vinculado ao movimento dadaísta.
Duração: 70 minutos. Disponível por tempo indeterminado.
🍿 links de interesse
🇧🇷 O Ministério da Cultura está planejando o lançamento de um streaming de cinema nacional 100% gratuito para o segundo semestre de 2024 [artigo].
💰 A distribuidoras Criterion Collection e Janus Films foram adquiridas por Steven Rales, fundador da Indian Paintbrush e produtor de longa data dos filmes de Wes Anderson [artigo].
💪 A Variety anunciou que o cineasta Gregg Araki está para rodar seu novo filme, I Want Your Sex, que será estrelado pela atriz Olivia Wilde. Este será seu primeiro longa-metragem desde Pássaro Branco na Nevasca (2014) [artigo].
🇺🇸 O ex-presidente Donald Trump pretende entrar com um processo contra o filme The Apprentice, de Ali Abbasi, que estrou em Cannes na segunda-feira (20/05). A obra narra a carreira de Trump como incorporador imobiliário na décadas de 1970. [artigo].
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De certa maneira, o usuário também não comete crime. O Art. 184 do Código Penal Brasileiro determina que consumidores de pirataria não são cabíveis de punição. O crime se dá apenas por meio de venda ou distribuição (com lucro direto).
Não entrarei a fundo neste tópico, mas foi graças ao Stremio que releases de baixa qualidade (ex.: YTS, YIFY) se popularizaram. Para facilitar o uso da plataforma, arquivos com resoluções inferiores são mais consumidos para que o filme corra menos risco de travar.
Gostei muito das explicações sobre o stremio e o funcionamento dos torrents, sobre coletividade e individualidade!