📝 ensaios e entrevistas
r.i.p Adriano Aprà (1940–2024)
Faleceu na metade de abril (15/04) o crítico italiano Adriano Aprà. Considerado um dos maiores especialistas da história do cinema italiano, Adriano também foi realizador, roteirista e ator, trabalhando com cineastas como Bernardo Bertolucci, Marco Ferreri, e o casal Danièlle Huillet e Jean-Marie Straub. Inspirado ainda jovem pela revista Cahiers du Cinéma, foi colaborador da revista Filmcritica e co-fundador da revista Cinema e Film.
“O cinema é um país sem fronteiras”: Tributo a Adriano Aprà, obituário por Giona Nazzaro e Piero Spila [texto].
“Aventura Antonioni”, catálogo do CCBB sobre Michelangelo Antonioni organizado por Aprà, 2017 [pdf]
Roberto Rossellini: Rumo a uma nova ideia de realismo, palestra por Adriano Apra, 2012 [vídeo].
Seleção de filmes de Aprà para a votação da Sight & Sound 2022 [site]
Masterclass com Adriano Aprà no Fronteira Festival, 2018 [vídeo].
Dar a ver: Entrevista para a Revista Cinética, 2017 [entrevista].
Entrevista com Aprà para a Cinerocinante, 2016 [entrevista].
entrevistas da semana
🤔 o que assistir nesse final de semana?
mubi (gratuito): Ana Hatherly e António Campos
Em comemoração aos 50 anos da Revolução dos Cravos, a NOVOCINE disponibilizou dois filmes sobre o movimento político que depôs o regime ditatorial do Estado Novo em Portugal.
Revolução (1975): Filmado nas ruas de Lisboa, no pós 25 de Abril, com uma câmara Super 8, documenta os cartazes de propaganda política, os grafitis e os murais de ideologia revolucionária inscritos nas paredes da cidade. Duração: 11 minutos.
Paredes Pintadas da Revolução Portuguesa (1976): No seguimento da Revolução de 25 de Abril de 1974, as paredes e muros da cidade de Lisboa tornaram-se meio para celebrar e transmitir os ideais e palavras de ordem revolucionários. Duração: 8 minutos.
Disponível até 11 de maio.
mubi ($): Kiyoshi Kurosawa
A MUBI disponibilizou o filme Rumo à Outra Margem (2015), do cineasta japonês Kiyoshi Kurosawa.
Sinopse: Três anos após seu afogamento, o marido de Mizuki reaparece, mas ela não parece tão surpresa. Mizuki questiona a razão de sua demora e parte em um jornada com o esposo.
Duração: 127 minutos. Disponível por tempo indeterminado.
🍿 links de interesse
🇫🇷 O último (último) filme de Jean-Luc Godard, Scénarios, será exibido no Festival de Cannes. Segundo o anúncio, o filme foi gravado um dia antes da sua morte [site].
🥋 A MUBI publicou um vídeo-ensaio intitulado Shaw Brothers: Wuxia Warriors and Kung Fu Masters, um excelente recapitular sobre um dos maiores e mais influentes estúdios de cinema na história da China [vídeo].
🇧🇷 Já está em pré-venda o livro "Cine Subaé: Escritos sobre cinema (1960-2023)". O livro reúne ensaios sobre cinema escritos pelo artista Caetano Veloso. Publicado pela Companhia das Letras, o livro sai no final de maio [site].
⛓️ Para a Hollywood Reporter, a jornalista Mia Galuppo escreveu um artigo sobre a “prisão dos diretores” – a dificuldade de cineastas que tiveram um filme que fracassou criticamente ou na bilheteria e precisam lidar com executivos avessos a riscos [artigo].
🔥 Segundo uma recente listagem da Production Weekly, a sequência de Fogo Contra Fogo, de Michael Mann, começará a ser filmada no final de 2024, em torno de Outubro ou Novembro. O filme será estrelado por Adam Driver, Austin Butler e Ana De Armas [artigo].
🇯🇵 Para a Notebook, a escritora Jawni Han publicou um ensaio explorando as diferentes abordagens do cinema do leste asiático em torno das “mulheres de conforto” – as mulheres forçadas à escravidão sexual pelo Japão Imperial durante a 2ª Guerra Mundial [ensaio].
A Recortes tem como interesse fornecer para sempre seu conteúdo de forma gratuita. Se você aprecia o nosso trabalho, considere tornar-se um inscrito pago pelo Substack ou fazer uma contribuição individual.