Ninguém sai dessa edição sem ter, pelo menos, uma coisinha pra ler.
📝 ensaios e entrevistas
a 10ª edição da revista limite
A nova edição da Revista Limite foi publicada na última semana (10/04)! O número teve arte de capa assinada por Helena Lessa e inclui textos de Gabriel Linhares Falcão, Matheus Zenom, Luiz Fernando Coutinho, Paula Mermelstein Costa e Vinícius Dratovsky.
A edição inclui 9 ensaios sobre:
Os filmes de Andrew Davis, Eduardo Coutinho, Jerzy Skolimowski, Júlio Bressane, Kiyoshi Kurosawa;
Os novos lançamentos de David Fincher e Ingrid Pokropek;
Pós-escrito: sobre a inspiração artística – tomando como exemplo as comparações do filme Na Água, de Hong Sang-soo, com a obra do pintor Paul Cézanne.
O volume da Limite também inclui três entrevistas inéditas: a segunda parte de uma conversa com o cineasta brasileiro Júlio Bressane, continuada da edição anterior da revista, e outra com os diretores Kiyoshi Kurosawa e Pablo Mazzolo.
a 22ª edição da revista multiplot – cinema e natureza
Também foi publicada na última semana de dezembro uma nova edição da veterana revista digital “Multiplot!”. A temática da edição é cinema e natureza – um aprofundamento sobre as potências, problemáticas e abordagens da representação do sexo no cinema. Em discussão, artistas como Werner Herzog, Paula Gaitán, Christian Petzold, Vittoria de Seta, entre outros.
Dos registros de população e máquinas urbanas do final dos anos 1890 às sinfonias de cidade soviéticas e europeias dos anos 1910 e 1920, o cinema investiga sensorialmente sua ligação intrínseca com a cidade e seu movimento. […] Buscando entender o idioma desconhecido do que o vento fala, ou o comportamento de quem passa por aqueles lugares, cineastas ao longo do século apontam suas câmeras para o mundo natural atrás de perguntas.
– Gabriel Papaléo, Editorial – Cinema e natureza, paisagens em perspectiva.
A edição reúne 10 ensaios inéditos por Carolina Azevedo, Fábio de Carvalho Penido, Felipe Leal, Gabriel Papaléo, Geo Abreu, Gustavo Monlevad, Luiz Soares Jr., Natália Reis, Pedro Tavares, Waleska Antunes, e foi organizada por Pedro Tavares.
… e a primeira edição da revista nostalgia – faces da emoção
Hoje temos estreia! A Revista Nostalgia é uma nova publicação de cinema online organizada pelos críticos Felipe Duarte, Luiza Neves, Montez Oliveira e Wandryu Figuerêdo.
O primeiro volume da revista, intitulada de “Faces da Emoção”, toma como foco um extenso estudo sobre o gênero do melodrama. Com mais de 80 páginas, a edição é formada por uma coleção de 11 textos e 2 entrevistas, investigando a estética por trás de filmes de cineastas como Douglas Sirk, Hal Hartley, Rainer Werner Fassbinder e Wong Kar-wai.
entrevistas da semana
Extra:
🤔 o que assistir nesse final de semana?
mubi ($): Werner Herzog
A MUBI disponibilizou o filme O Homem Urso (2005), obra do cineasta Werner Herzog comentada na última edição da Multiplot!
Sinopse: A vida e a morte do ambientalista e amante dos ursos Timothy Treadwell.
Duração: 104 minutos. Disponível por tempo indeterminado.
🍿 links de interesse
🏆 O portal Coletivo Crítico convidou 23 críticas de cinema para elencar os melhores filmes dirigidos por mulheres de todos os tempos [artigo].
📝 Para a revista La Cinetek, o diretor Ryūsuke Hamaguchi publicou uma lista compilando seus 50 filmes favoritos de todos os tempos [letterboxd].
🇯🇵 O Festival de Cannes de 2024 irá premiar com uma Palma de Ouro honorária o Studio Ghibli, casa de animações japonesa responsável pelos filmes de Hayao Miyazaki [artigo].
🇫🇷 Falando na próxima edição de Cannes… A seleção oficial dos filmes na competição para a Palma de Ouro foi oficialmente revelada! Entre os nomes: Cronenberg, Coppola e Jia Zhang-Ke [artigo].
🌹 O crítico de cinema Filipe Furtado publicou um ensaio comentando cada um dos filmes da extensa filmografia do cineasta Francis Ford Coppola. O diretor completou, em abril, 85 anos de idade [artigo].
🇮🇹 Seguindo o exemplo da Argentina, o governo de extrema-direita da Itália está paralisando o setor cinematográfico do país para discute novas regulamentações. Entre elas, incentivos fiscais para filmes “ligados à identidade nacional” [artigo].
A Recortes tem como interesse fornecer para sempre seu conteúdo de forma gratuita. Se você aprecia o nosso trabalho, considere tornar-se um inscrito pago pelo Substack ou fazer uma contribuição individual.
Faremos uma homenagem ao crítico e diretor italiano Adriano Aprà (1940-2024), que faleceu nesta semana, na próxima edição da Recortes.