📝 ensaios e entrevistas
multiplot – cinema e silêncio
Foi publicada nessa última semana a nova edição da revista digital “Multiplot!”. A temática da edição é cinema e silêncio – o poder do silêncio como um elemento ativo dentro da linguagem cinematográfica. Em discussão, artistas como Apichatpong Weerasethakul, Chantal Akerman, Frederick Wiseman, Vincent Gallo, entre outros.
O cinema nasceu mudo, mas ainda não havia o silêncio. Este seria uma conquista do próprio cinema, um desdobramento significativo de sua linguagem. Portanto, é possível dizer que o silêncio tem uma história no cinema e é também uma história do cinema.
[…] São diversas as formas do silêncio: atravessando as palavras e imagens ou entre elas; ocultando aquilo que é mais importante de ser dito; indicando que o sentido pode ser outro. Todos esses silêncios significantes fazem parte no desenvolvimento da linguagem do cinema, das múltiplas formas em que o cinema, em silêncio, faz a sua história.
– Chico Torres, Editorial — Cinema e Silêncio.
A edição reúne 14 ensaios inéditos por Ana Júlia Silvino, Bernardo Moraes-Chacur, Chico Torres, Felipe Leal, Gabriel Moraes, Gabriel Papaléo, Geo Abreu, João Pedro Faro, Luiz Pretti, Rubens Fabrício Anzolin, Waleska Antunes e uma entrevista com o diretor Lewis Klahr, organizada por Pedro Tavares.
descompasso – o cine-sample de Lincoln Péricles
Temos uma estreia no universo de revistas de cinema digitais! O primeiro volume da Revista Descompasso foi lançado no começo deste mês, uma nova revista de crítica de cinema, música e outras áreas artísticas elaborada por Ana Júlia Silvino, Egberto Santana e Renan Eduardo.
A primeira edição traz um dossiê sobre o cineasta paulista Lincoln Péricles, artista responsável por filmes como Mutirão (2022), Filme de Domingo (2020) e Ruim é ter que trabalhar (2015). O dossiê inclui 4 ensaios por Ana Júlia Silvino, Lucas Honorato, Renan Eduardo e Rubens Fabricio Anzolin, e um vídeo-ensaio, Sonho de Criança, por Rodrigo Cauhi.
entrevistas da semana
Michael Mann, Variety: O renomado cineasta responsável por Colateral e Miami Vice traz detalhes sobre a produção de Ferrari, seu novo filme, seu projeto dos sonhos há mais de 50 anos, e seus planos para a sequência de Fogo Contra Fogo.
Charles Burnett, Indiewire: Uma das maiores autoridades do movimento L.A. Rebellion revela detalhes sobre a produção de O Casamento do Meu Irmão, obra sua que foi quase perdida ao tempo.
Harmony Korine, GQ: O diretor de Gummo fala sobre AGGRO DR1FT, seu último projeto audiovisual, colaboração com o rapper Travis Scott.
🤔 o que assistir nesse final de semana?
moma (gratuito): Anna Bella Geiger
A plataforma de streaming do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque o curta-metragem Passagens nº 1 (1974), obra raríssima da artista plástica carioca Anna Bella Geiger. O vídeo é acompanhado por uma entrevista inédita com Anna.
Sinopse: Sobre esse trabalho, Anna Bella afirma que: “Em ‘Passagens’ é como se eu produzisse uma escritura com meu próprio corpo, é como se caminhasse nas páginas de um caderno de anotações”.
Duração: 10 minutos. Disponível até meados de setembro.
mubi ($): Agnès Varda
A MUBI disponibilizou o filme As Duas Faces da Felicidade (1965), da cineasta belga Agnès Varda.
Sinopse: Em um subúrbio parisiense, o jovem carpinteiro François vive com sua mulher, Therese, e seus dois filhos pequenos. Ele começa um caso com Emilie e não sente nenhum remorso, mas sua infidelidade terá resultados trágicos.
Duração: 77 minutos. Disponível por tempo indeterminado.
🍿 links de interesse
✊ A greve em Hollywood continua! Após reunirem-se com a AMPTP mais uma vez, o sindicato dos roteiristas de Hollywood, a WGA, recusou outra proposta [artigo].
🇧🇷 A ministra da Cultura Margareth Menezes publicou um extenso artigo para a Folha de S. Paulo onde defende a urgência da retomada da lei de cotas de tela para produções nacionais no circuito de cinema comercial [artigo].
🇫🇷 O cineasta francês Leos Carax do recém premiado Annette confirmou a pouco no Festival de Cinema de Lima que seu próximo filme, C’est pas moi (ou, “não sou eu”), terá menos de uma hora de duração e será um tipo de filme-ensaio [vídeo].
👨💻 O polêmico Lars Von Trier, diretor de obras como Anticristo e Ninfomaníaca, revelou num recente vídeo que está em busca de “uma namorada ou musa”. Interessadas dinamarquês podem se candidatar para a vaga por e-mail [artigo].
👻 Lembra do caso de Os Dez Mandamentos? A polícia da Coreia do Sul está investigando um que está gerando uma crise dentro da indústria de cinema local – distribuidoras de filmes que estão inflando números de público com salas de cinema vazias. [artigo].
🚔 O diretor iraniano Saeed Roustaee foi sentenciado a seis meses de cadeia após por ter exibido seu novo filme, Leila's Brothers, no último Festival de Cannes [artigo]. A mídia iraniana alegou que a obra “contribui para a propaganda de oposição contra o regime islâmico” [artigo].
A Recortes tem como interesse fornecer para sempre seu conteúdo de forma gratuita. Se você aprecia o nosso trabalho, considere tornar-se um inscrito pago pelo Substack ou fazer uma contribuição individual.
Bom tema. O silêncio
Mehrabian and Ferris (1967) concluíram que “...a interpretação de uma mensagem é 7% verbal, 38% vocal e 55% visual. A conclusão foi que 93% da comunicação é de natureza não verbal”.
Imagina na arte e no cinema!