📝 ensaios e entrevistas
cannes vem logo aí!
Ontem (13/04), após meses e meses de especulação, o cultuado Festival de Cannes enfim anunciou a sua seleção de filmes para a 76ª edição da amostra, que rola no próximo mês, do dia 16 ao 27 de maio.
No total, 19 filmes foram selecionados para competir a Palma de Ouro, prémio máximo do evento. Seis dos filmes foram dirigidos por mulheres, um recorde do festival. Entre eles:
About Dry Grasses, de Nuri Bilge Ceylan (🇹🇷)
Anatomie D’une Chute, de Justine Triet (🇫🇷)
Asteroid City, de Wes Anderson (🇺🇸)
Banel Et Adama, de Ramata-Toulaye Sy (🇸🇳)
Club Zero, de Jessica Hausner (🇦🇹)
Il Sol Dell’Avvenire, de Nanni Moretti (🇮🇹)
Jeunesse, de Wang Bing (🇨🇳)1
Fallen Leaves, de Aki Kaurismaki (🇫🇮)
Firebrand, de Karim Aïnouz (🇧🇷)
La Chimera, de Alice Rohrwacher (🇲🇽)
Les Filles D’Olfa, de Kaouther Ben Hania (🇹🇳)
L’Été Dernier, de Catherine Breillat (🇫🇷)
May December, de Todd Haynes (🇺🇸)
Monster, de Hirokazu Kore-eda (🇯🇵)
Perfect Days, de Wim Wenders (🇩🇪)
Rapito, de Marco Bellocchio (🇮🇹)
The Old Oak, de Ken Loach (🇬🇧)
La Passion De Dodin Bouffant, de Tran Anh Hung (🇫🇷)
The Zone of Interest, de Jonathan Glazer (🇬🇧)
Após não marcar presença na seleção desde 2019, com Bacurau, o Brasil voltou a integrar os indicados da Palma de Ouro com Firebrand, do cearense Karim Aïnouz. Para além dele, o Brasil participa no festival com outros dois longas:
A Flor do Buriti, filme da brasileira Renée Nader Messora em parceria com o português João Salaviza, que retrata a resistência do povo Krahô, participará da mostra competitiva Un Certain Regard. A dupla já recebeu o Prêmio Especial do Júri em 2018 na mesma mostra por Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos.
Retratos Fantasmas, novo documentário de Kléber Mendonça Filho sobre o centro da cidade de Recife e seus cinemas de rua, será exibido fora de competição.
Entre outras obras particularmente interessantes que serão exibidas fora de competição no Festival, teremos:
O novo filme de Martin Scorsese, Killers of the Flower Moon.
Kubi, possível último filme do ator e cineasta japonês Takeshi Kitano.
A estreia da série The Idol, co-produção do cantor Abel Tesfaye (The Weeknd) com Sam Levinson, criador da polêmica série Euphoria.
Strange Way of Life, o tão aguardado curta-metragem de Pedro Almodóvar, onde os atores Pedro Pascal e Ethan Hawke viverão um romance de faroeste.
O novo longa-metragem do espanhol Víctor Erice, Cerrar los ojos. A notícia pegou alguns fãs do diretor de surpresa, visto que já fazem 31 anos desde o lançamento de seu último filme, El sol del membrillo (1992).
A primeira obra póstuma de Jean-Luc Godard, Drôles de guerres, semi-confirmado pelo diretor do Festival de Cannes, Thierry Frémaux, em uma recente entrevista. Curiosamente, o pôster oficial do filme parece ter vazado.
cinemateca do mam - faroeste no feminino
A Cinemateca do MAM Rio publicou ontem um catálogo para a Mostra Faroeste no Feminino, uma mostra gratuita da instituição, rolando até semana que vem, que explora filmes do gênero western que destacam o protagonismo de mulheres. O catálogo reúne 11 textos inéditos sobre obras de cineastas desde Allan Dwan a Kelly Reichardt, além de um extenso ensaio sobre a carreira de Barbara Stanwyck, atriz que participou de mais de dez faroestes durante sua carreira artística.
Ainda que a história do western contenha diversas mulheres em evidência com personagens inesquecíveis (Claire Trevor em No tempo das diligências ou Claudette Colbert em Ao rufar dos tambores), o protagonismo feminino permaneceu exceção.
Mas dentre esses faroestes em que a mulher é dominante, estão algumas das obras-primas do gênero, assinadas por Fritz Lang, Nicholas Ray, Samuel Fuller etc.
– Anúncio da mostra da Faroeste no Feminino na agenda de Abril da Cinemateca do MAM.
O catálogo foi organizado por Ruy Gardnier e reúne ensaios por Anita Gonçalves, Beatriz Saldanha, Gabriel Carvalho, Igor Nolasco, João Pedro Faro, Leticia Weber Jarek, Lucas Bueno, Paula Mermelstein, Paulo Martins Filho, Pedro Serpa, Ruy Gardnier e Tomás Farias.
aurora cine - o cinema brasileiro e o futebol
Foi publicada no último mês a nova edição da “Aurora Cine”, uma revista digital especializada em cinema brasileiro.
A temática da edição aborda nossa paixão nacional: o futebol – uma série de releituras acerca dos (infelizmente) poucos clássicos do cinema brasileiro que debatem o futebol, assim como um novo olhar para lançamentos mais recentes que abordam o esporte.
r.i.p Ryuichi Sakamoto (1952 – 2023)
Faleceu no final de março (28/03) o músico, compositor e ator japonês Ryuichi Sakamoto. Para além de uma carreira prolífica na música, o tecladista foi um dos maiores compositores da história do cinema, tendo composto trilhas sonoras para cineastas como Nagisa Ōshima, Jun Ichikawa, Brian De Palma, Pedro Almodóvar e Bernardo Bertolucci.
Tokyo melody: un film sur Ryuichi Sakamoto (1984), dir. Elizabeth Lennard.
Sonic Memories: A Conversation with Ryuichi Sakamoto, por Hillary Weston, Criterion Collection, 2017.
entrevistas da semana
🤔 o que assistir nesse final de semana?
le cinéma club (gratuito): St. Clair Bourne
O Le Cinéma Club disponibilizou hoje o filme Making Do the Right Thing (1989), do diretor St. Clair Bourne.
Sinopse: Uma retrato das pessoas, lugares e incidentes durante a realização do clássico de Spike Lee, Faça a Coisa Certa (1989). St. Clair Bourne filmou a vizinhança antes da chegada e depois da partida da equipe do longa-metragem e capturou as negociações delicadas e bem-humoradas envolvidas para conseguir a cooperação da comunidade na produção do filme.
Duração: 60 minutos. Disponível até sexta-feira que vem.
mubi ($): Christian Petzold
A MUBI disponibilizou na última semana o filme Phoenix (2014), do diretor alemão Christian Petzold.
Sinopse: Após sobreviver Auschwitz, uma ex-cantora de cabaré, com o rosto desfigurado e reconstruído, volta à sua cidade natal devastada pela guerra em busca do marido não-judeu que a pode ter traído. De olho na herança da esposa que crê estar morta, o marido lhe propõe um golpe em que ela terá que se passar por si própria.
Duração: 98 minutos. Disponível até meados de maio.
🍿 links de interesse
🎷 Ontem (13/04) foi o aniversário de 79 anos do diretor Charles Burnett [tweet].
🥋 A sexta-feira passada (07/04) foi o aniversário de 69 anos do cineasta chinês Jackie Chan [tweet].
🧟♂️ O último sábado também marcou o aniversário de 80 anos do filme A Morta-viva (1943), de Jacques Tourneur [trailer do filme].
🕴️ O cartunista Matthew Bogart redigiu um artigo apontando similaridades (que beiram o plágio) entre os créditos iniciais da série de televisão Succession e o filme Vidas em Jogo (1997), de David Fincher [artigo].
🇫🇷 O diretor Kiyoshi Kurosawa, do recente A Mulher de um Espião (2020), está fazendo um remake de um de seus filmes “yakuza-eiga”, O Caminho da Serpente (1998) e pretende filmá-lo em Paris no próximo mês de maio [artigo].
🌇 O jornalista Renan Guerra, no meio de uma pesquisa sobre a história do cinema brasileiro, resgatou uma memória relacionada ao emblemático Edifício Copan, da cidade de São Paulo – já existiu, dentro do prédio, um cinema gigantesco, de 3500 assentos! [tweet].
🇧🇷 Conforme previamente anunciado pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, a ANCINE divulgou um investimento de mais de R$1 bilhão e uma série de novas medidas para fortalecer o setor audiovisual brasileiro. Mais detalhes podem ser encontrados no recente anúncio da instituição [artigo].
🧥 A grife de moda parisiense Saint Laurent anunciou ontem o lançamento de sua própria filial de produção cinematográfica. A empresa fará sua estreia em Cannes com o curta-metragem Strange Way of Life, de Pedro Almodóvar, e também pretende produzir filmes de Abel Ferrara, David Cronenberg, Gaspar Noé, Jim Jarmusch e Wong Kar-Wai [artigo].
Obrigado por ler esta edição da Recortes de Película!
A Recortes tem como interesse fornecer para sempre seu conteúdo de forma gratuita. Se você aprecia o nosso trabalho, considere tornar-se um inscrito pago pelo Substack ou fazer uma contribuição individual.
O Festival de Cannes não seleciona um documentário para a seleção do Palma de Ouro desde 2004, quando Michael Moore levou a estatueta por Fahrenheit 9/11.