📝 ensaios e entrevistas
slate - “o novo cânone do cinema negro”
A revista Slate publicou recentemente uma versão atualizada da sua lista Black Canon Film, ou “O Cânone do Cinema Negro” – 75 filmes essenciais dirigidos por cineastas negros, uma atualização de uma primeira edição publicada em 2016, que continha apenas cinquenta títulos. Os filmes foram selecionados por uma série de críticos, estudiosos e cineastas, todos listados no final da página.
Apesar de se tratar de uma boa introdução histórica ao cinema negro e de obras como do movimento L.A. Rebellion, a lista demonstra um claro viés norte-americano:
Apenas 6 filmes do continente africano foram citados. Essa é a mesma quantia de filmes do diretor Spike Lee presentes na lista1.
Entre os 34 filmes do século XXI selecionados, apenas 3 não são na língua inglesa.
Nenhum filme latino-americano foi citado.
Como complemento à lista acima, segue possíveis links de interesse:
Black Film Archive, um banco de dados online para filmes do cinema negro mundial lançados desde 1898.
Indeterminações, uma plataforma de crítica e cinema negro brasileiro.
Cinema negro brasileiro, por Noel dos Santos Carvalho, 2022.
nova edição da multiplot - cinema animal
Foi publicada nessa última semana a nova edição da revista digital “Multiplot!”.
A temática da edição é cinema animal – como o aparato cinematográfico traça aproximações (ou distanciamentos) entre seres vivos de espécies distintas, além de reflexões sobre a própria representação animal e os fatores que a atravessam num sentido crítico e filosófico.
A edição é composta por 5 artigos:
Um passeio sobre as cenas de caça no ambiente francês, por Roberta Pedrosa: As dinâmicas de poder na relação humano-animal a partir de filmes de Jean Renoir e Patricia Mazuy.
O pau duro do Chacal, por João Lucas Pedrosa: A animalidade humana no filme de João Pedro Rodrigues, O Fantasma (2000).
O arquivo animal, por Natália Reis: Uma análise sobre filmes de arquivo “observacionais”, enxergando animais em experimentos médicos ou em seu próprio habitat natural.
Nope (Não! Não olhe!): O retorno triunfal, por Luiz Soares Júnior: Um ensaio explorando os aspectos mitológicos do mais recente filme de Jordan Peele.
É possível falar em cinema xamânico?, por Felipe Leal: Um ensaio sobre o filme Ashes and Snow (2005), de Gregory Colbert, e o seu uso de uma relação poética do humano-animal.
catálogo retrospectiva chantal akerman
A Cinemateca do MAM Rio publicou na última semana um catálogo para a Retrospectiva Chantal Akerman, uma mostra gratuita da instituição que rola até o final deste mês. O catálogo reúne 15 textos inéditos sobre os filmes de Chantal; entre eles, um ensaio sobre seu magnum opus, Jeanne Dielman (1975), que foi votado como o melhor filme de todos os tempos pela última enquete da revista Sight & Sound.
Para os que não têm a oportunidade de acompanhar a mostra presencialmente, vale ressaltar que a plataforma de streaming FILMICCA possui 13 filmes da cineasta disponíveis em seu catálogo, entre eles: Notícias de Casa (1976), Anos Dourados (1986) e A Prisioneira (2000). A Cinemateca do MAM também organizou um debate online entre os críticos Patrícia Mourão de Andrade e Luiz Carlos Oliveira Jr. sobre os primeiros filmes de Chantal, disponibilizado no canal do YouTube do instituto.
O catálogo foi organizado por Ruy Gardnier com assistência de Letícia Assano, e reúne ensaios por Anita Gonçalves, Carla Maia, Danielle Menezes, Gabriel Linhares Falcão, Igor Nolasco, Lucas Saturnino, Luiz Carlos Oliveira Jr., Maria Chiaretti, Mateus Araújo, Matheus Zenom, Patrícia Mourão de Andrade, Paula Mermelstein, Paulo Martins Filho e Roberta Pedrosa.
entrevistas da semana
Martin Scorsese, CBS News: O consagrado cineasta fala sobre o The Film Foundation, sua organização sem fins lucrativos dedicada à preservação e restauração de filmes antigos.
Jon Bois, Filmmaker: O aclamado documentarista responsável por The People You're Paying to Be in Shorts (2022) revela detalhes sobre seu trabalho de direção criativa no canal Secret Base.
Anita Rocha da Silveira, O Globo: A diretora de Mate-me Por Favor (2015) fala sobre seu mais recente filme de terror nacional, Medusa (2022).
Christian Petzold, Notebook: O cineasta alemão discute seu novo filme, Afire, vencedor do Urso de Prata deste ano.
Carla Simón, O Globo: Entrevista com a diretora do filme Alcarràs, filme vencedor do Urso de Ouro do ano passado.
🤔 o que assistir nesse final de semana?
e-flux (gratuito): Trịnh T. Minh-hà
A plataforma de streaming e-flux disponibilizou nesta quarta-feira (15/03) o documentário Surname Viet Given Name Nam (1989), da cineasta vietnamita Trinh T. Minh-ha.
Sinopse: Uma exploração multifacetada dos papéis das mulheres vietnamitas ao longo da história, tecendo experiências e formas, explorando a dança artística, a literatura popular e as histórias das mulheres tanto no Norte como no Sul do Vietnã.
Duração: 108 minutos. Disponível até final de março (31/03).
mubi ($): Sara Gómez
A plataforma de streaming MUBI disponibilizou nessa semana dois filmes de Sara Gómez, a primeira mulher cineasta da história de Cuba. Fruto de uma colaboração entre o Instituto Arsenal e o Instituto Cubano de Arte e Industria Cinematográficos, é a primeira vez que o trabalho de restauração é disponibilizado online.
Iré a Santiago (1964): Uma celebração da cidade oriental Santiago, de Cuba, e da população negra e afro-cubana. Com imagens da universidade, das feiras e do festival anual, o narrador fala de fantasmas, dicas de viagens e histórias de resistência. Duração: 15 minutos.
De cierta manera (1974): A professora Yolanda se apaixona pelo operário de fábrica Mario, mas a relação é desafiada por suas diferentes visões, valores e preconceitos. Duração: 78 minutos.
Disponíveis até meados de abril.
🍿 links de interesse
🦾 Anteontem (15/03) foi o aniversário de 80 anos do diretor David Cronenberg! [tweet].
🐈 A penúltima terça-feira (07/03) marcou o aniversário de 50 anos do filme O Imenso Adeus (1973), de Robert Altman [trailer do filme].
🍺 Faleceu no último domingo (12/03) o ator Antônio Pedro, figura presente em clássicos do cinema brasileiro como A Lira do Delírio (1978), Bar Esperança (1983) e Muito Prazer (1979) [vídeo].
🏖️ 10 anos após o lançamento de Vício Inerente (2014): surgem boatos de que Paul Thomas Anderson está planejando uma adaptação para outro livro do autor Thomas Pynchon – Vineland [artigo].
📚 O crítico e professor de cinema Ruy Gardnier vai ministrar pela segunda vez seu curso online de cinema, ‘Introdução à Linguagem Cinematográfica’. Ele dura 16 aulas, com opção de ver gravado, e começa no final de março, no dia 27 [tweet].
🔏 Detalhes sobre o décimo e possível último filme de Quentin Tarantino vazaram nessa última terça-feira (14/03). Segundo a Hollywood Reporter, The Movie Critic poderia ser uma cinebiografia sobre a influente e polêmica crítica de cinema Pauline Kael [artigo].
🎥 A equipe do instituto Cinelimite encontrou rolos de Viva o Outro Mundo (1972), da diretora Katia Mesel. Trata-se, possivelmente, do primeiro filme experimental feito por uma mulher nordestina na história do cinema brasileiro, e uma das primeiras obras do “ciclo Super 8 em Pernambuco” [tweet].
Obrigado por ler esta edição da Recortes de Película!
A Recortes tem como interesse fornecer para sempre seu conteúdo de forma gratuita. Se você aprecia o nosso trabalho, considere tornar-se um inscrito pago pelo Substack ou fazer uma contribuição individual.
A título de curiosidade, segue a lista dos diretores mais citados na lista: Spike Lee (6 vezes), Ryan Coogler (3 vezes), Ava DuVernay, Barry Jenkins, Charles Burnett, Darnell Martin, Dee Rees, Gina Prince-Bythewood, Gordon Parks, Haile Gerima, Jordan Peele, Michael Schultz e Steve McQueen (2 vezes).