📝 ensaios e entrevistas
a 93ª edição da cinema scope
Foi publicada na última sexta-feira (20/01) a nova edição da revista quadrimestral Cinema Scope. Apesar da publicação da revista ser física, parte do seu material é disponibilizado online gratuitamente.
A publicação foi editada por Mark Peranson. Entre os conteúdos atualmente disponíveis, temos:
6 ensaios sobre os lançamentos:
A Woman Escapes, de Sofia Bohdanowicz, Burak Çevik e Blake Williams.
The Adventures of Gigi the Law, de Alessandro Comodin.
All the Beauty and the Bloodshed, de Laura Poitras.
Os Fabelmans, de Steven Spielberg.
Entre Mulheres, de Sarah Polley.
Poet, de Darezhan Omirbaev.
The Maiden, de Graham Foy.
3 entrevistas com:
pois bem, e o óscar?
Ah é, saíram as indicações da edição do Oscar de 2023. Algumas semanas atrás, na edição #8 da Recortes, eu publiquei as previsões feitas pelo Pedro Barriga na Tribuna do Cinema para os indicados. As oito obras previstas para Melhor Filme pelo Pedro acabaram por entrar sem grandes surpresas, e as duas vagas restantes da categoria ficaram para Nada de Novo no Front, de Edward Berger, e Triângulo da Tristeza, de Ruben Östlund.
Caso você tenha interesse em ver algum deles, segue um guia de onde e como você pode assistí-los legalmente.
Em streaming:
Nada de Novo no Front, de Edward Berger – Netflix.
Top Gun: Maverick, de Joseph Kosinski – Globoplay ou Paramount+.
Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, de Daniel Kwan e Daniel Scheinert, Locação na Prime Video (R$ 11,90) ou na Apple TV+ (R$ 14,90).
Nos cinemas:
Atualmente em cartaz:
Tár, de Todd Field.
Os Fabelmans, de Steven Spielberg.
Avatar: O Caminho da Água, de James Cameron.
Estreia em breve:
Entre Mulheres, de Sarah Polley – 02/03.
Triângulo da Tristeza, de Ruben Östlund – 16/02.
Os Banshees de Inisherin, de Martin McDonagh – 02/02.
Vale ressaltar que todos esses filmes definitivamente não estão disponíveis por ferramentas de torrent na Internet e que, mesmo que estivessem, você não deveria baixar eles por meios ilegais. Você não quer cometer um crime, né?
Assim como qualquer edição do Óscar, muitos filmes foram esnobados pela Academia. Eu, por exemplo, acredito que o filme de Jordan Peele, Não! Não Olhe!, foi bem desmerecido pelos votantes. Há, claro, quem acredite que não ser selecionado para a premiação é motivo de glória. O crítico Richard Brody, da New York Times, aproveitou essa deixa para fazer uma listagem de filmes, roteiros, atores, atrizes, etc. que não foram (mas deveriam ter sido) indicados para a premiação. A lista serve não só como fonte de recomendações, mas também como uma provocação para destacar a lacuna que existe entre o que está no “radar” da Academia e o que está “realmente acontecendo” no mundo do cinema.
A 95ª edição do Oscar acontece daqui a dois meses, no domingo do dia 12 de março.
entrevistas da semana
Mike Henderson, Film Comment: Recém homenageado pela Academia do Óscar com a mostra “Mike Henderson: The Blues and the Abstract Truth”, o diretor concedeu uma entrevista sobre seu percurso como artista.
Toyoda Toshiaki, Sonatine: O diretor japonês responde 24 questões sobre sua filmografia, suas maiores inspirações, e como praticar xadrez influencia seu trabalho artístico.
Todd Haynes, Hyperallergic: O realizador discute sobre seu último filme, The Velvet Underground (2021), documentário sobre a influente banda nova-iorquina.
🤔 o que assistir nesse final de semana?
novocine (gratuito): Susana de Sousa Dias
A NOVOCINE disponibilizou nessa quinta-feira (26/12) o filme Fordlândia Malaise (2019), da diretora portuguesa Susana de Sousa Dias.
Sinopse: Filme sobre o presente e a memória de Fordlândia, uma company town fundada por Henry Ford em 1928 no estado do Pará, dentro da floresta amazônica, para escapar do monopólio britânico da borracha. Hoje, o que permanece das construções atesta a escala do fracasso deste empreendimento neo-colonialista que durou menos de uma década.
Duração: 40 minutos. Disponível até meados de fevereiro (14/02).
mubi ($): Maurice Pialat
A MUBI disponibilizou nessa terça-feira o filme Aos Nossos Amores (1983), do cineasta Maurice Pialat.
Sinopse: Suzanne é uma jovem rebelde emocionalmente distante da família. Em busca de felicidade, ela se relaciona com vários rapazes, mas nunca consegue amar alguém. Quando seu pai decide abandonar a casa, Suzanne começa a enfrentar problemas familiares progressivamente piores.
Duração: 99 minutos. Disponível até meados de fevereiro.
🍿 links de interesse
💭 Hoje é o aniversário de 75 anos do filme Sonha, Meu Amor (1948), do cineasta Douglas Sirk [trailer do filme].
🏈 O último sábado (21/01) marcou o aniversário de 25 anos do filme Buffalo ‘66 (1998), de Vincent Gallo [trailer do filme].
🐅 Rolou um encontro de gigantes essa semana – um vídeo acompanhando o encontro de S. S. Rajamouli e James Cameron. O diretor de Avatar encheu RRR de elogios [vídeo].
Obrigado por ler esta edição da Recortes de Película!
A Recortes tem como interesse fornecer para sempre seu conteúdo de forma gratuita. Se você aprecia o nosso trabalho, considere tornar-se um inscrito pago pelo Substack ou fazer uma contribuição individual.
boa d+ essa edição
Quero review dos filmes de Tiradentesssssss ✨💖