olá! meu nome é pedro chamberlain, e seja bem-vindo à primeira edição da Recortes de Película.
a Recortes é uma newsletter preocupada em compilar o melhor material produzido e publicado semanalmente na internet sobre cinema. se for do seu interesse, essa newsletter será enviada toda sexta-feira para a sua humilde caixa de e-mail. se você tiver mais curiosidade sobre a estrutura e a motivação por trás dessa publicação, dê uma conferida na página sobre a newsletter.
enfim, sem mais delongas. falemos sobre cinema.
📝 ensaios e entrevistas
a oitava edição da Revista Limite
A recheadíssima nova edição da Revista Limite foi publicada nesse último sábado (12/11) com arte de capa por Luísa Lessa e textos de Gabriel Linhares Falcão, Luiz Fernando Coutinho, Matheus Zenom, Paula Mermelstein, Roberta Pedrosa e Yuri Ramos.
A edição inclui ensaios sobre os filmes de Adolfo Arrieta, Andy Warhol, Ernst Lubitsch, e a telenovela O Bem-Amado, assim como duas entrevistas com os realizadores James Benning e Ute Aurand.
Estão inclusos também alguns escritos sobre filmes mais recentes:
Faço um destaque especial também para o compilado “Sie zum Beispiel” (em alemão: Ela, por exemplo), uma lista de filmes por cineastas mulheres exibidos pela Ute Aurand nos cinemas Arsenal e Babylon-Mitte em Berlim, entre março de 1995 e abril de 1996. Fiz questão de disponibilizar a lista de filmes no Letterboxd.
O texto sobre a novela O Bem-Amado me lembrou o carinho que eu nutro pelos elogiosos textos das finadas Revista Cinética e Contracampo sobre o roteirista Carlos Lombardi e a mística novela Kubanacan (2004).
retrospectiva Noriaki Tsuchimoto: um perene marxista
Por ocasião da retrospectiva inédita do documentarista japonês Noriaki Tsuchimoto no Musem of the Moving Image, foram redigidos alguns ensaios sobre sua filmografia. Tsuchimoto é renomado internacionalmente pelo seu trabalho documental lidando com a história do Desastre de Minamata e os movimentos de esquerda no Japão.
Enduring Ethics: Noriaki Tsuchimoto’s Cinema, por Tanner Tafelski
From Televisual Didacticism to Revolutionary Action, por Matt Turner
Noriaki Tsuchimoto Transformed Documentary Into an Art of Compassion, por Dan Schindel
Faraway So Close: The Groundbreaking Intimacy of Nonfiction Filmmaker Noriaki Tsuchimoto, por Z. W. Lewis
Maya Deren: um recorte biográfico
Por ocasião do lançamento da nova biografia Maya Deren: Choreographed for Camera da autora Mark Alice Durant, o crítico Richard Brody redigiu um extenso artigo sobre a vida e obra da realizadora Maya Deren, uma das pioneiras do cinema experimental norte-americano.
Uma dica: praticamente todos os filmes de Deren estão disponíveis no YouTube!
10 anos de À pala de Walsh
Para a comemoração de 10 anos do portal, o À pala de Walsh propôs um dossiê bastante especial em que dez cineastas portugueses falam sobre os filmes que mais os marcaram na última década. Entre os três primeiros artigos:
Catarina Mourão (A Toca do Lobo) sobre a chilena Dominga Sotomayor e a italiana Alice Rohrwacher.
Rita Azevedo Gomes (Frágil Como o Mundo) sobre o finlandês Ari Kaurismäki.
Aguardo o comentário do Pedro Costa sobre Matt Reeves.
entrevistas da semana
Frederick Wiseman, Film Comment: Uma rápida conversa sobre seu novo filme, Um Casal: Sophia e Tolstói, que passou a pouco tempo no Festival do Rio. Por curiosidade, o crítico Filipe Furtado resgatou a vez que o Wiseman veio até o Brasil e participou de um debate com o João Moreira Salles.
James Gray, Little White Lies: Detalhes sobre a produção do seu novo filme, Armageddon Time, que estreou no circuito comercial brasileiro nesse último final de semana. Tive a oportunidade de ver ele numa pré-estreia semana passada, é ótimo.
Jerzy Skolimowski e Ewa Piaskowska, Screen Slate: O casal dá detalhes sobre o processo criativo de EO, exibido recentemente no Festival do Rio e na 46ª Mostra de SP.
Peter Greenaway, BFI: Um diálogo breve com o diretor em torno da sua próxima retrospectiva em Londres.
Andrew Bujalski, The Film Stage: Papo sobre seu último filme, There There, ainda inédito no Brasil.
🤔 o que assistir nesse final de semana?
le cinéma club (gratuito): Laura Poitras e Henrik Moltke
A Le Cinéma Club disponibilizou hoje o curta Project X (2016), uma co-realização entre a diretora Laura Poitras, vencedora do Leão de Ouro deste ano pelo documentário All The Beauty And The Bloodshed, e o jornalista Henrik Moltke.
Sinopse: Narrado por Rami Malek e Michelle Williams, e baseado em documentos classificados da NSA, Project X revela o funcionamento interno da TITANPOINTE, um arranha-céu sem janelas construído no centro de Manhattan pela AT&T que serve como uma central de vigilância em massa do governo norte-americano para chamadas telefônicas e dados na Internet.
Duração: 10 minutos. Disponível até sexta-feira que vem (25/11).
mubi ($): Paul Verhoeven
A MUBI disponibilizou no último sábado (12/11) o “filme maldito” de Paul Verhoeven, Showgirls. Massacrado pela crítica na época do seu lançamento e hoje santificado pela nova cinefilia brasileira.
Sinopse: Nomi Malone se muda para Las Vegas e começa a trabalhar como dançarina em uma boate de quinta categoria. Ela se torna substituta de uma das strippers, dorme com o chefe e é capaz de tudo para ser a principal dançarina do grupo.
Duração: 131 minutos. Disponível até meados de dezembro.
🍿 links de interesse
🚕 Ontem (17/11) foi o aniversário de 80 anos do diretor Martin Scorsese [vídeo].
⛓️ Uma foto do Al Pacino após ser preso por tentativa de assalto em 1961 [foto].
❌ A data de hoje também marca os 30 anos do filme Malcolm X (1992), dirigido por Spike Lee [trailer do filme].
🏳️🌈 Closes (1985), filme queer do realizador paraibano Pedro Nunes, está sendo resgatado pela Iniciativa de Digitalização de Filmes Brasileiros da Cinelimite [vídeo].
☭ Relato de Orson Welles sobre o dia que o governo norte-americano cancelou a exibição do seu musical The Cradle Will Rock por suspeita de uma “conspiração comunista” [vídeo].
🦶 Quentin Tarantino publicou a pouco seu primeiro livro não-ficcional: Cinema Speculation, uma coleção de críticas cinematográficas (?) do mesmo. O resultado é inusitado, para dizer o menos [artigo].
🇹🇭 Boatos de que o novo filme do diretor Ang Lee está em pré-produção e será uma adaptação do livro Even Trees Wither, do escritor Pai Hsien-Yung. Seria seu primeiro filme tailândes desde Lust, Caution (2007) [artigo].
🇦🇷 Um grupo de revistas argentinas se juntou para votar os melhores filmes do cinema argentino. Entre os 500 votantes couberam críticos, realizadores e outros profissionais da área. Sim. Relatos Selvagens entrou na lista [artigo].
🇯🇵 Fernando Oriente, editor e crítico do site de cinema Tudo Vai Bem, está organizando um curso online de 5 aulas, de 2 horas cada, sobre ‘O Cinema Japonês e a Narrativa Clássica'. Começa na próxima segunda-feira (21/11). [curso].